Já parou para pensar nos conteúdos que você consome no seu dia a dia? Na maioria das vezes, você se identifica com esses conteúdos?
Muito se fala sobre a falta de representatividade que adolescentes e pessoas LGBTI+ sofrem durante sua vida. Essa problematização vem crescendo cada vez mais e pessoas da comunidade vem ganhando seus definidos espaços na arte e cultura do mundo.
Afinal, todos nós sabemos que a representatividade é de grande importância para que os jovens entendam a normalidade de ser diferente. Com isso, separamos esses materiais que possam fazer você conhecer autores LGBTI+ ou se sentir representados pelas produções:
Séries LGBT
Aqui vão algumas dicas de séries atuais que abordam muito além da temática LGBTI+. São indicações para você desligar do mundo e viajar no universo de cada personagem.
Sex Education
É uma série que mostra o cotidiano de um grupo de adolescentes no ensino médio nos EUA. Você encontra na Netflix.
The L Word (Generation Q)
Nessa série nos faz viver em um mundo apenas da comunidade LGBTI+.
Heartstopper
Produção baseada na obra literária da inglesa Alice May Oseman. A série é protagonizada por Charlie e Nick, colegas do ensino médio que vivem em mundos opostos. Os dois se aproximam e desenvolvem uma amizade, que aos poucos se transforma em algo além.
Literatura LGBT
Seguem algumas indicações de leituras para você fazer, mas não pare por aqui. Temos diversos autores que você pode sempre estar se atualizando.
O amor não é óbvio – Elayne Baeta
Amores platônicos, segredos inconfessáveis, perseguições pela cidade, traição… poderia ser um roteiro de novela, mas é só a vida real de uma adolescente comum que você vai acompanhar neste livro.
Velhice Transviada – João W. Nery
Falar de velhice é difícil, sobretudo quando ela é transviada. O psicólogo, escritor e ativista dos direitos humanos João W. Nery decidiu escrever sobre os “transvelhos”, termo que criou para se referir aos transexuais e travestis que ultrapassaram a marca dos 50 anos.
Dois garotos se beijando – David Levithan
Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio. O livro conta quatro histórias diferentes, que acontecem ao mesmo tempo.
Doe para a Causa LGBT
Sua doação é fundamental para continuarmos com a luta por Direitos Humanos e combate a LGBTfobia e homofobia no Brasil com diversos projetos e ações. Nos ajude a permanecer lutando em prol da nossa comunidade com a sua doação mensal.
Acesse nosso site para realizar sua doação e acompanhar cada projeto realizado por nós da Acontece.

Peças de teatro LGBT e online
Você já ouviu falar do streaming “Mix Brasil Play”? É uma plataforma que disponibiliza obras completas entre longas, curtas-metragens, espetáculos teatrais e vídeos especiais. Segue algumas dicas de peças para você assistir no conforto da sua casa.
40 Anos Esta Noite
Nessa peça você se depara com Gabriela, que vive com sua esposa Clarice, que convida seu melhor amigo de infância Bernardo e seu novo namorado João para uma discreta celebração em seu apartamento.
Entrega para Jezebel
Uma travesti (Jezebel) que alterna o seu tempo cuidando de uma criança durante o dia e tentando ganhar dinheiro pelas ruas à noite.
Demônios
Dividida em três atos, a peça trata das mazelas que atingem o homem homossexual nas grandes cidades. Cores dividem estes momentos que apresentam reflexões sobre os demônios que assolam a população gay masculina na contemporaneidade.
Curtiu as dicas? Nós da Acontece LGBTI+ estamos sempre trazendo conteúdos que valorizam a nossa comunidade e que representam a todes que nos acompanham.
Filmes LGBT
Para os amantes de filmes, siga essas dicas e prepare a pipoca.
Bixa Travesty
Um documentário de Linn da Quebrada que aborda sobre gênero.
Hoje eu Quero Voltar Sozinho
Esse filme conta a história sobre Leonardo, um adolescente cego, que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência.
Divinas Divas
O documentário acompanha o reencontro das artistas Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios para a montagem de um espetáculo.
Cantores
Você é aquela pessoa que vive com um fone de ouvido? Para você que respira música, aqui vai algumas dicas de artistas:
Gloria Groove
Nossa estrela e drag queen do pop nacional.
Jão
Com um estilo de música mais calma, Jão possui várias músicas famosas e já se assumiu bissexual nas midias.
Liniker
A cantora travesti Liniker vem com gênero soul e black music.
Cursos
Para aqueles que se interessam por cursos de direitos humanos, aqui vai algumas indicações nossas, que podem ser acessadas via Escola Virtual:
Políticas étnico-raciais: conceitos e métodos na superação do racismo e desigualdades
Visa apresentar histórico e atuais políticas étnico-raciais, contemplando conceitos e métodos que auxiliam na superação do racismo e desigualdades raciais.
Acesso aos direitos fundamentais: uma abordagem da pauta indígena
A demanda do curso surgiu a partir de solicitações de apoio a povos indígenas, que chegam tanto por parte da sociedade civil quanto das outras esferas governamentais.
Promoção e Defesa dos Direitos LGBT
Este curso investe na aproximação com a vivência de pessoas LGBT para compreensão dos principais desafios colocados à garantia de seus direitos.